Pós-graduação Global em Assuntos Públicos: Lobbying, Diplomacia empresarial e Análise de Informações | IMF Portugal
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Pós-graduação Global em Assuntos Públicos: Lobbying, Diplomacia empresarial e Análise de Informações

Vantagens do IMF:

  • Candidatura On-line gratuita

  • Curso adequado ao processo de Bolonha, com certificação com reconhecimento Internacional

  • Gabinete de apoio ao aluno - bolsas de emprego e estágio

  • Tutorias ilimitadas com os professores

  • Corpo docente de grande prestígio com profissionais reconhecidos e no activo

  • Campus/Biblioteca Virtual. Metodologia flexível de estudo

  • Curso de Inglês incluído em todos os Masters

  • + 80.000 alunos e 5.000 empresas formadas

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Aceito a Politica de Privacidade.

Aceito receber informação e ofertas comerciais por qualquer meio, incluindo comunicações eletrónicas da IMF International Business School SL sobre eventos, notícias, novidades e os seus produtos e serviços através da geração de perfis.

Aceito a comunicação de dados a entidades do grupo IMF, com os mesmos fins dos indicados anteriormente.

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Após o processo de candidatura on-line, um assessor académico entrará em contacto para requerer os seguintes documentos:

- Documento de Identificação;
- Certificado de Habilitações;
- Curriculum Vitae;

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INFORMAÇÃO DO PROGRAMA

  • ÁREA:
  • RH, Ciências Sociais e Direito
  • MODALIDADE:
  • Online
  • AVALIAÇÃO:
  • Online
  • DURAÇÃO:
  • 60 ECTS
  • REQUISITOS DE ACESSO:
  • Possuir um Diploma Universitário ou Experiência profissional equivalente (Consultar condições)

  • DESTINATÁRIOS:
  • A pós-graduação destina-se à formação de profissionais em assuntos públicos, lobbying, relações institucionais, diplomacia empresarial e comunicação institucional e empresarial, bem como a quem exerce atividades de consultoria nos setores público e privado e no terceiro setor. Empresas de consultoria estratégica, de assuntos públicos e comunicação, embaixadas, instituições públicas, sindicatos, ONG, organismos internacionais, partidos políticos, empresas, câmaras do comércio e associações industriais e profissionais em representação de interesses, são alguns dos domínios de interesse nas ações de assuntos públicos.

     

A Pós-graduação Global em Assuntos Públicos: Lobbying, Diplomacia empresarial e Análise de Informações da IMF Business School é um programa académico abrangente com um forte caráter multidisciplinar, uma vez que inclui todos os conhecimentos e ferramentas necessárias para formar as gerações futuras de consultores em assuntos públicos e muni-los com a capacidade de operar e desenvolver projetos a nível internacional.

A administração e gestão dos assuntos públicos nas suas diversas vertentes, como relações institucionais, diplomacia empresarial e o lobbying - é uma área de desenvolvimento profissional normalizada no nosso país. A oferta formativa, devido à sua natureza incipiente, é muito limitada. E, com a qualificação de mestrado, é parcial. Existem duas universidades que oferecem mestrados em assuntos públicos, mas estão ligadas, exclusivamente, à comunicação política ou à liderança política. Aqueles que oferecem uma visão mais ampla da gestão dos assuntos públicos e do lobbying são disponibilizados como especializações ou como graus próprios.

Por conseguinte, não existe em Espanha uma pós-graduação em assuntos públicos e lobbying que incida não só na política, mas também nos negócios e no terceiro setor.

Apesar da ausência de uma oferta formativa completa com a qualificação de mestrado ou pós-graduação, esta proposta soluciona também dois aspetos estreitamente ligados aos assuntos públicos: a diplomacia pública e a inteligência económica. Embora o primeiro destes aspetos seja abordado numa das propostas (especificamente, no diploma oferecido por uma empresa de consultoria em colaboração com uma universidade), o mesmo não acontece com a inteligência económica. A inteligência económica ou competitiva centra-se na gestão da informação e na sua conversão em conhecimento. Esta área de conhecimento e desempenho profissional utiliza conceitos, processos e técnicas utilizados pelos serviços de informações tradicionais dos Estados e incorpora-os no mundo dos negócios e das empresas, em todos os setores. Assim sendo, é uma atividade de interesse vital para a tomada de decisões, para o planeamento estratégico e para a gestão dos assuntos públicos e do lobbying.

 

A IMF é membro da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), que certifica a qualidade académica das Escolas de Negócios em todo o mundo. Este reconhecimento foi concedido a menos de 5% das 13.000 existentes no mundo.

Módulo I

Fundamentos para a gestão global de assuntos públicos

  • Defesa e representação de interesses em espaços públicos: política, empresas e sociedade. Áreas de atuação em assuntos públicos: influência política e social, incidência reguladora, relações institucionais e diplomacia empresarial.
  • O enquadramento político global para a gestão de assuntos públicos. Sistemas políticos comparados: UE, Espanha, EUA, México, Colômbia e Argentina.
  • A organização institucional, administrativa e reguladora em perspetiva comparada: UE, Espanha, EUA, México, Colômbia e Argentina.
  • A regulação do lobbying no mundo: legitimidade, transparência e governo aberto.
  • Políticas Públicas: técnica e processos de elaboração de políticas públicas. Teorias da decisão.
  • Análise geopolítica aplicado na gestão de assuntos públicos.

Módulo II

Processos reguladores e políticas públicas na Europa e na América. Influência e participação

  • Processo normativo e regulador na UE: Instituições, competências, tipo de normas e processos reguladores. Transposição, alcance e impacto.
  • A tomada de decisões e as políticas públicas na UE: Unidades, planos e programas. Participação social e empresarial
  • Processo legislativo e normativo em Espanha: âmbitos territoriais, instituições, competências, tipo de leis e normas e mecanismos de decisão.
  • As políticas públicas em Espanha. A tomada de decisão pelo poder executivo. Planos, programas e participação.
  • Processo legislativo e normativo: Âmbito territorial, institucional, competências, tipo de leis e normas e mecanismos de decisão. A tomada de decisão pelo poder executivo. Planos e programas:
    • EUA
    • México
    • Colômbia
    • Argentina

Módulo III

Análise da opinião pública

  • A construção da agenda pública: mídia, atores e sociedade
  • Analise da opinião pública.
  • Fatores psicológicos na tomada de decisão. Psicologia social e formação da opinião pública.
  • As chaves da formação da opinião pública na era digital. A nova opinião pública. Informação e desinformação. 

 

Módulo IV

Análise de informações aplicada aos assuntos públicos

  • Fundamentos da análise de informações: Conceito, funções e aplicações. O plano da análise de informações. Ciclo da análise de informações. As estruturas da análise de informações.
  • A obtenção de informações: Fontes e Métodos.
  • Técnicas de análise estruturada de informações.
  • Informações prospetivas aplicadas aos assuntos públicos: Âmbito político, social e económico. Construção de cenários e análises de riscos e oportunidades. Os relatórios do risco de país.
  • Produção de informações. Os documentos de análise de informações: Relatórios e notas de informações. Aspetos técnicos e formais.
  • Elementos-chave da análise de informações aplicada aos assuntos públicos. Análise de informações políticas e económicas. A gestão da informação relevante para a tomada de decisões.

Módulo V

Estratégias e táticas aplicadas aos assuntos públicos: O planeamento e gestão de campanhas de lobbying

  • Estratégias aplicadas à gestão de assuntos públicos. O plano dos assuntos públicos.
  • Marketing estratégico aplicado aos assuntos públicos: segmentação, posicionamento e desenvolvimento de atributos corporativos.
  • Relações institucionais e incidência reguladora. Poder legislativo, executivo e autoridades reguladoras. O impacto das decisões públicas nas empresas privadas: setores regulamentados e supervisionados na Europa e na América. 
  • Campanhas de mobilização e ações sociais aplicadas aos assuntos públicos.
  • Diplomacia empresarial e construção de alianças.
  • O ativismo do CEO e as novas relações entre as empresas e a sociedade. Da RSE ao ativismo empresarial.
  • O lobbying na economia digital e ambientes disruptivos.
  • A diplomacia pública.
  • Outros influenciadores nos assuntos públicos: O papel dos Think Tanks, as universidades e os institutos de investigação.
  • Técnicas de negociação aplicadas à defesa e representação de interesses empresariais e sociais.

 

Módulo VI

Comunicação pública e incidência política e social

  • Fundamentos da comunicação pública e reputação empresarial. Mensagem e mídia. Os documentos base para a comunicação de assuntos públicos: O argumento e as mensagens de força. O documento de perguntas e respostas. A narrativa de casos empresariais para a influência pública.
  • A comunicação da liderança pública: líderes sociais, políticos e empresariais.
  • A construção da mensagem persuasiva: recursos e adaptação.
  • A elaboração de argumentos para o diálogo público.
  • Meios de comunicação I. informação política: dinâmica de atuação, diálogo e relacionamento. 
  • Meios de comunicação II. A informação económico-financeira: conceitos fundamentais, dinâmica de funcionamento, diálogo e relacionamento.
  • O porta-voz corporativo: Competências, funções e técnicas de preparação para a exposição pública.
  • Gestão da comunicação pública nas redes sociais.
  • Gestão e comunicação de crises.
  • O plano de comunicação em assuntos públicos.

 

Módulo VII

Investigação e metodologia

  • A investigação e as suas técnicas
  • Abordagem e elaboração da investigação
  • Técnicas de investigação quantitativa

Módulo VIII

Trabalho Final

  • Comece o curso hoje e termine quando quiser
  • Oportunidades de emprego e estágios
  • Um tutor pessoal sempre consigo
  • Videoteca própria e biblioteca virtual

 

A IMF oferece uma metodologia flexível adaptada às suas necessidades, independentemente da sua localização geográfica ou disponibilidade de tempo. Esta Pós-graduação em Assuntos Públicos é lecionada através da metodologia online. Todo o programa estará à sua disposição através do nosso campus virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos os conteúdos possuem um grande rigor técnico, são facilmente compreensíveis e têm uma clara índole prática.

Além disso, esta pós-graduação possui duas aulas semanais em direto, no período da tarde, nas quais os estudantes podem interagir de forma online em tempo real com professores e alunos, a partir de qualquer parte do mundo.

A IMF coloca à sua disposição:

  • Tutoriais pessoais e-presenciais (através de fóruns, chat, telefone, e-mail).
  • Webinars
  • Biblioteca e videoteca virtual
  • Debates e grupos de discussão através de fóruns e chats.
  • Testes de auto-avaliação.
  • Leituras, estudos de caso e documentação.

Durante o decorrer da pós-graduação, e além das aulas, haverá workshops, seminários, mesas redondas, debates ou visitas - dependendo do caso - ligadas aos conteúdos dos módulos e que completam a formação, facilitando a proximidade à realidade profissional e a configuração da própria agenda do aluno.

Avaliação contínua à medida que se avança na pós-graduação. Cada módulo será avaliado através da combinação de em exame online e do desenvolvimento de estudos de caso.

A obtenção dos diplomas de Pós-graduação da IMF e Pós-graduação da Universidad Nebrija estará sujeita à aprovação de todos os módulos e à elaboração e defesa de um Projeto Final.

Os estudantes que concluírem com sucesso esta formação poderão obter um Diploma Duplo de:
• Pós-graduação Global em Relações Públicas: Lobbying, Diplomacia empresarial e Análise de Informações pela Universidad Nebrija
• Pós-graduação Global em Assuntos Públicos: Lobbying, Diplomacia empresarial e Análise de Informações pela IMF Business School

Após a conclusão, obterá um diploma de Pós-graduação pela Universidad Nebrija e um diploma de Pós-graduação pela IMF Business School.
Educação não regulamentada e sem caráter oficial. Os diplomas concedidos por esta Universidade são também abrangidos pela Lei Orgânica das Universidades.

A IMF Business School oferece o serviço de gestão da Apostila de Haia do seu diploma. Este carimbo certifica a autenticidade da assinatura do mesmo, reconhecendo-o em qualquer país da Convenção de Haia de 5 de outubro de 1961, sem necessidade de qualquer outra autenticação.
O custo deste serviço é de 230€ por cada diploma. Se deseja inscrever-se como novo estudante na IMF Business School, pode solicitar este serviço durante o processo de inscrição. Se for um antigo aluno da escola ou se estiver atualmente a estudar connosco e não tiver solicitado previamente a apostila do seu diploma, contacte-nos através do 900 31 81 11 (+34 913645157 se estiver fora de Espanha) e informá-lo-emos.

Descarregue o conteúdo programático para conhecer o Painel de Tutores.

Todos os alunos que concluírem com sucesso esta pós-graduação poderão trabalhar em:

  • Empresas de consultoria política e empresarial
  • Consultoras de assuntos públicos e comunicação
  • Departamentos de relações institucionais e assuntos públicos de empresas
  • Partidos políticos
  • Gabinetes de comunicação
  • Governos locais, regionais e nacionais
  • Instituições governamentais
  • Organismos internacionais
  • Sindicatos
  • Terceiro Setor

Obtenha o seu diploma de pós-graduação numa das universidades mais reconhecidas em empregabilidade

  • A Universidad Nebrija está classificada como a segunda universidade espanhola no U-Ranking (IVIE-BBVA) em empregabilidade. No Ranking Internacional QS Stars está classificada com a pontuação mais alta em 5 dos 6 itens, a empregabilidade é um dos aspetos de destaque.

  • PREÇO:
  • Preço sob Consulta
  • FORMAS DE PAGAMENTO:
  • A Pronto / Pagamento por mensalidades
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